Pular para o conteúdo principal

Onda de calor extrema na Australia gera alerta e temor de incêndios

 Uma forte onda de calor vem atingindo o sudeste da Austrália, onde as temperaturas tem atingindo mais de 40ºC em algumas áreas. Segundo autoridades, relâmpagos foram responsáveis por mais de 250 incêndios na terça-feira à noite no estado de Vitória.

Em Melbourne, onde acontece o Aberto da Austrália de tênis, um jogador e um catador de bola desmairam com o calor. A temperatura na cidade permaneceu acima de 30ºC por boa parte da noite de terça-feira.

DESMAIOS E FALTA DE LUZ

Na cidade de Adelaide, a temperatura atingiu 45.1ºC. Mais de 14 mil propriedades acabaram ficando sem luz, por causa de um apagão motivado pelo calor.

Na Tasmânia, houve relatos de uma estrada que derreteu com o calor.

No Aberto da Austrália de tênis, em Melbourne, o tenista canadense Frank Dancevic desmaiou durante uma partida. Ele disse aos jornalistas que o calor o deixou 'tonto' e com alucinações.

A chinesa Peng Shuai disse que a alta temperatura fez com que ela vomitasse durante a partida. Um menino que apanhava bolas também desmaiou durante outro jogo.

Tim Wood, diretor médico do torneio, admitiu que 'alguns jogadores apresentaram problemas relacionados ao calor'. 'Mas não houve nenhum jogador que precisou de intervenção médica significativa depois de ter completado um jogo', disse.

Os incêndios no oeste da Austrália destruíram mais de 50 casas no início desta semana, segundo o correspondente da BBC em Sydney, Jon Donnison.

Donnison disse ainda que novas questões sobre o impacto das mudanças climáticas foram levantadas depois que o ano de 2013 foi o mais quente já registrado na Austrália.

Fonte: Globo.com (publicado em 15/01/2014)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Onda de calor mata mais de mil e lota necrotérios no Paquistão

A pior onda de calor em 35 anos a atingir a cidade de Karachi, no sul do  Paquistão , já matou mais de mil pessoas, informou uma organização de caridade nesta quinta-feira (25), à medida que necrotérios começam a ficar sem espaço e hospitais públicos enfrentam dificuldades para lidar com a situação. A onda de calor na cidade de 20 milhões de habitantes coincidiu com cortes nos fornecimento eletricidade, deixando muitos sem ventilador, água e energia, e com o início do mês sagrado do Ramadã, quando muitos muçulmanos não comem ou bebem durante o dia. Fonte:  Globo.com

Tempestade cobre baía de Sydney com nuvens ameaçadoras

Uma grande tempestade atingiu a cidade de Sydney, no sudeste da Austrália, nesta quarta-feira. As nuvens escuras e enormes podiam ser vistas invandindo a famosa baía da cidade. A chuva começou na hora de maior movimento nas ruas e prejudicou os transportes públicos. Os ventos na região do Estado de Nova Gales do Sul, onde fica a cidade, chegaram a ultrapassaram os 50 km/h. Fonte: Globo.com (publicado em 05/03/2014)

As piores nevascas em 73 anos provocam mortes no Japão

No Japão, as piores nevascas em 91 anos já provocaram pelo menos 13 mortes, deixaram mais de mil feridos e causaram muitos transtornos. Nevascas são consideradas as mais fortes em meio século. Há pelo menos 11 mortos e 1.200 feridos, segundo a TV pública. Uma excepcional tempestade de neve em Tóquio e em outras áreas do Japão, a mais forte em cerca de meio século, deixou ao menos onze mortos e mais de 1.200 feridos no país, informou neste domingo (9) a rede de televisão pública NHK. A tempestade, que no sábado atingiu o sudeste da ilha japonesa de Honshu antes de chegar a Tóquio, se dirigiu ao nordeste e deixou 35 centímetros de neve na cidade costeira de Sendai, onde há 78 anos não se via uma nevasca desta magnitude. Segundo a televisão pública japonesa, ao menos 11 pessoas morreram e uma está em estado grave por acidentes provocados pela neve, a maioria deles em estradas cobertas de gelo. Cerca de 1.200 pessoas também ficaram feridas em todo o país, muitas delas por queda