Pular para o conteúdo principal

ONU CITA BRASIL EM LISTA DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS

Segundo WMO, partes do Brasil tiveram janeiro mais quente da história. Órgão destacou ainda onda de frio nos EUA e inundações no Reino Unido.

Em relatório divulgado na sexta-feira (14), a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) citou o Brasil na lista de eventos climáticos extremos ocorridos em algumas partes do mundo desde dezembro no ano passado e nos dois primeiros meses deste ano.
O órgão destacou a onda de calor prolongada no país. No texto, a WMO diz que partes do Brasil tiveram o janeiro mais quente da história. Além do Brasil, o órgão recorda o período de calor incomum registrado na Argentina, na Austrália e na África do Sul.
A WMO (leia o relatório) ressalta ainda que grande parte dos Estados Unidos sofre com ondas de frio e nevascas durante o inverno, enquanto o estado da Califórnia enfrenta seca. Além disso, cita as fortes chuvas que provocaram inundações no Reino Unido.
Na sexta-feira, o G1 publicou uma mapa mostrando eventos climáticos fora do comum ocorridos recentemente. Veja abaixo os eventos climáticos recentes pelo mundo:
Arte mapa extremos climáticos (Foto: Editoria de Arte/G1)

Clima extremo Estados Unidos EUA (Foto: Craig Ruttle/AP)Estados Unidos tiveram o janeiro mais frio desde 1994 (Foto: Craig Ruttle/AP)


Clima extremo Brasil (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo) 
São Paulo teve o janeiro mais quente em 70 anos (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)


Clima extremo Argentina (Foto: Victor R. Caivano/AP)Onda de calor provocou mortes na Argentina (Foto: Victor R. Caivano/AP)
Em dezembro, o país registrou ao menos sete mortes causadas pela forte onda de calor que atingiu grande parte do território. A temperatura alcançou 45°C em algumas cidades do norte. Meteorologistas afirmaram que foi a pior onda de altas temperaturas no país em 40 anos.

Clima extremo Itália (Foto: Riccardo De Luca/AP)Roma teve uma das mais fortes nevascas desde os anos 1980 (Foto: Riccardo De Luca/AP)


Clima extremo Reino Unido (Foto:  Luke MacGregor/Reuters)Reino Unido foi atingido por chuvas e ondas gigantes (Foto: Luke MacGregor/Reuters)
Entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, as chuvas que atingiram a Grã-Bretanha causaram ao menos sete mortes, inundaram 5 mil propriedades e destruíram ferrovias. Segundo a agência climática britânica, Met Office, a tempestade pode ser a pior em 250 anos.


Clima extremo Rússia (Foto: Jae C. Hong/AP)Calor pode fazer da olimpíada de inverno de Sochi a mais quente da história (Foto: Jae C. Hong/AP) Enquanto Yakutsk, no leste da Rússia - considerada a cidade que registra as menores temperaturas mínimas no mundo – registrou -47°C em 5 de fevereiro, Sochi, no sudoeste do país, pode deter o recorde de ser a cidade que sediou as Olimpíadas de inverno mais quentes de todos os tempos. Os termômetros por lá registraram 18°C em fevereiro.

Clima extremo Israel (Foto: Bernat Armangue/AP)Israel teve a pior tempestade de neve em 20 anos (Foto: Bernat Armangue/AP)
Em janeiro, Jerusalém registrou a pior tempestade de neve dos últimos 20 anos. A nevasca fechou o transporte público, estradas e escolas da região norte de Israel, na fronteira com o Líbano.
Em alguns lugares, o acúmulo de neve chegou a 30 centímetros de altura.


Clima extremo Paquistão Jovens paquistaneses nadam na rua alagada pelas chuvas (Foto: Asif Hassan/AFP) Jovens paquistaneses nadam na rua alagada pelas chuvas (Foto: Asif Hassan/AFP)
Em agosto de 2013, o país foi atingido por fortes chuvas das monções que afetaram 770 localidades e atingiram mais de 30 mil pessoas. Ao menos 108 pessoas morreram. Enchentes inundaram algumas das principais estradas na cidade portuária, varrendo casas na província de Khyber Pakhtunkhwa no noroeste.


Clima extremo China (Foto: AP)China tem o inverno mais rigoroso dos últimos 28 anos (Foto: AP)
Segundo o serviço meteorológico do país, o inverno é o mais frio dos últimos 28 anos. Na maioria do território chinês, a temperatura média registrada foi de 3,8°C. No nordeste do país, nevascas fizeram a temperatura atingir -15,3°C, a menor em 42 anos. Em algumas regiões próximas à Mongólia, os termômetros registraram -40ºC.

Clima extremo Japão (Foto: Shizuo Kambayashi/AP) 
Em janeiro, Tóquio sofreu a nevasca mais forte dos últimos anos (Foto: Shizuo Kambayashi/AP)
Em janeiro, Tóquio sofreu a nevasca mais forte dos últimos sete anos e aeroportos do país tiveram que cancelar voos devido a fortes rajadas de ventos. A região de Yamanachi registrou mais de 40 centímetros de neve. Mais neve caiu em fevereiro, provocando transtornos e deixando mortos e feridos.



Clima extremo Filipinas (Foto: Aaron Favila/AP) 
Nas Filipinas, tufão matou mais de 6 mil pessoas em novembro (Foto: Aaron Favila/AP)
O país foi atingido em novembro pelo tufão Haiyan, considerado o mais forte já registrado na região, que deixou um rastro de destruição, matou mais de 6 mil pessoas e deixou 1.800 desaparecidos.
Os ventos chegaram a 315 km/h e os prejuízos passam de R$ 2,3 bilhões, segundo o governo filipino.


Clima extremo Austrália (Foto: Rob Griffith/AP)Calor extremo provocou incêndios na Austrália (Foto: Rob Griffith/AP)
Uma extensa onda de calor atingiu grande parte do país, que registrou em algumas regiões temperaturas acima de 50°C. Também contribui para o calor a irregularidade nas chuvas. Incêndios acometem parte do território australiano. Segundo cientistas, 2013 foi o ano mais quente desde 1910 no país, quando começou a ser feito o registro de temperaturas do país.

Globo.com (publicado 15/02/2014)

 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Onda de calor mata mais de mil e lota necrotérios no Paquistão

A pior onda de calor em 35 anos a atingir a cidade de Karachi, no sul do  Paquistão , já matou mais de mil pessoas, informou uma organização de caridade nesta quinta-feira (25), à medida que necrotérios começam a ficar sem espaço e hospitais públicos enfrentam dificuldades para lidar com a situação. A onda de calor na cidade de 20 milhões de habitantes coincidiu com cortes nos fornecimento eletricidade, deixando muitos sem ventilador, água e energia, e com o início do mês sagrado do Ramadã, quando muitos muçulmanos não comem ou bebem durante o dia. Fonte:  Globo.com

Tempestade cobre baía de Sydney com nuvens ameaçadoras

Uma grande tempestade atingiu a cidade de Sydney, no sudeste da Austrália, nesta quarta-feira. As nuvens escuras e enormes podiam ser vistas invandindo a famosa baía da cidade. A chuva começou na hora de maior movimento nas ruas e prejudicou os transportes públicos. Os ventos na região do Estado de Nova Gales do Sul, onde fica a cidade, chegaram a ultrapassaram os 50 km/h. Fonte: Globo.com (publicado em 05/03/2014)

As piores nevascas em 73 anos provocam mortes no Japão

No Japão, as piores nevascas em 91 anos já provocaram pelo menos 13 mortes, deixaram mais de mil feridos e causaram muitos transtornos. Nevascas são consideradas as mais fortes em meio século. Há pelo menos 11 mortos e 1.200 feridos, segundo a TV pública. Uma excepcional tempestade de neve em Tóquio e em outras áreas do Japão, a mais forte em cerca de meio século, deixou ao menos onze mortos e mais de 1.200 feridos no país, informou neste domingo (9) a rede de televisão pública NHK. A tempestade, que no sábado atingiu o sudeste da ilha japonesa de Honshu antes de chegar a Tóquio, se dirigiu ao nordeste e deixou 35 centímetros de neve na cidade costeira de Sendai, onde há 78 anos não se via uma nevasca desta magnitude. Segundo a televisão pública japonesa, ao menos 11 pessoas morreram e uma está em estado grave por acidentes provocados pela neve, a maioria deles em estradas cobertas de gelo. Cerca de 1.200 pessoas também ficaram feridas em todo o país, muitas delas por queda