terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Imagem de destaque

CRATERAS MISTERIOSAS SE ABREM AO REDOR DO MUNDO

A Terra está virando um queijo suíco? É o que demonstra os últimos acontecimentos pouco veiculados na mídia. Desde 2010 crateras de diversos tamanhos têm surgido com frequência em todo o globo terrestre, engolindo casas, carros, prédios, lagos, árvores e pessoas.

Até o momento os especialistas não chegaram a uma conclusão sobre a causa dos fenômenos. Alguns arriscam afirmar que são causas de infiltração de água, liquefação do solo ou instabilidade das rochas vulcânicas. Contudo, nenhuma da teorias são capazes de explicar as crateras que surgem do dia para a noite, com círculos perfeitos, bem como as mais de 60 crateras abertas na China.

Estudiosos acreditam que o fenômenos possa estar diretamente relacionado com o crescimento de terremotos e atividades vulcânicas. Algo está acontecendo no mundo subterrâneo e resultando essa reação em cadeia na superfície.

Confira o vídeo abaixo com diversos flagras de crateras engolindo tudo:

Marcadores:

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Imagem de destaque

ONU CITA BRASIL EM LISTA DE EVENTOS CLIMÁTICOS EXTREMOS

Segundo WMO, partes do Brasil tiveram janeiro mais quente da história. Órgão destacou ainda onda de frio nos EUA e inundações no Reino Unido.

Em relatório divulgado na sexta-feira (14), a Organização Meteorológica Mundial (WMO, na sigla em inglês) citou o Brasil na lista de eventos climáticos extremos ocorridos em algumas partes do mundo desde dezembro no ano passado e nos dois primeiros meses deste ano.
O órgão destacou a onda de calor prolongada no país. No texto, a WMO diz que partes do Brasil tiveram o janeiro mais quente da história. Além do Brasil, o órgão recorda o período de calor incomum registrado na Argentina, na Austrália e na África do Sul.
A WMO (leia o relatório) ressalta ainda que grande parte dos Estados Unidos sofre com ondas de frio e nevascas durante o inverno, enquanto o estado da Califórnia enfrenta seca. Além disso, cita as fortes chuvas que provocaram inundações no Reino Unido.
Na sexta-feira, o G1 publicou uma mapa mostrando eventos climáticos fora do comum ocorridos recentemente. Veja abaixo os eventos climáticos recentes pelo mundo:
Arte mapa extremos climáticos (Foto: Editoria de Arte/G1)

Clima extremo Estados Unidos EUA (Foto: Craig Ruttle/AP)Estados Unidos tiveram o janeiro mais frio desde 1994 (Foto: Craig Ruttle/AP)


Clima extremo Brasil (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo) 
São Paulo teve o janeiro mais quente em 70 anos (Foto: Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo)


Clima extremo Argentina (Foto: Victor R. Caivano/AP)Onda de calor provocou mortes na Argentina (Foto: Victor R. Caivano/AP)
Em dezembro, o país registrou ao menos sete mortes causadas pela forte onda de calor que atingiu grande parte do território. A temperatura alcançou 45°C em algumas cidades do norte. Meteorologistas afirmaram que foi a pior onda de altas temperaturas no país em 40 anos.

Clima extremo Itália (Foto: Riccardo De Luca/AP)Roma teve uma das mais fortes nevascas desde os anos 1980 (Foto: Riccardo De Luca/AP)


Clima extremo Reino Unido (Foto:  Luke MacGregor/Reuters)Reino Unido foi atingido por chuvas e ondas gigantes (Foto: Luke MacGregor/Reuters)
Entre dezembro de 2013 e fevereiro de 2014, as chuvas que atingiram a Grã-Bretanha causaram ao menos sete mortes, inundaram 5 mil propriedades e destruíram ferrovias. Segundo a agência climática britânica, Met Office, a tempestade pode ser a pior em 250 anos.


Clima extremo Rússia (Foto: Jae C. Hong/AP)Calor pode fazer da olimpíada de inverno de Sochi a mais quente da história (Foto: Jae C. Hong/AP) Enquanto Yakutsk, no leste da Rússia - considerada a cidade que registra as menores temperaturas mínimas no mundo – registrou -47°C em 5 de fevereiro, Sochi, no sudoeste do país, pode deter o recorde de ser a cidade que sediou as Olimpíadas de inverno mais quentes de todos os tempos. Os termômetros por lá registraram 18°C em fevereiro.

Clima extremo Israel (Foto: Bernat Armangue/AP)Israel teve a pior tempestade de neve em 20 anos (Foto: Bernat Armangue/AP)
Em janeiro, Jerusalém registrou a pior tempestade de neve dos últimos 20 anos. A nevasca fechou o transporte público, estradas e escolas da região norte de Israel, na fronteira com o Líbano.
Em alguns lugares, o acúmulo de neve chegou a 30 centímetros de altura.


Clima extremo Paquistão Jovens paquistaneses nadam na rua alagada pelas chuvas (Foto: Asif Hassan/AFP) Jovens paquistaneses nadam na rua alagada pelas chuvas (Foto: Asif Hassan/AFP)
Em agosto de 2013, o país foi atingido por fortes chuvas das monções que afetaram 770 localidades e atingiram mais de 30 mil pessoas. Ao menos 108 pessoas morreram. Enchentes inundaram algumas das principais estradas na cidade portuária, varrendo casas na província de Khyber Pakhtunkhwa no noroeste.


Clima extremo China (Foto: AP)China tem o inverno mais rigoroso dos últimos 28 anos (Foto: AP)
Segundo o serviço meteorológico do país, o inverno é o mais frio dos últimos 28 anos. Na maioria do território chinês, a temperatura média registrada foi de 3,8°C. No nordeste do país, nevascas fizeram a temperatura atingir -15,3°C, a menor em 42 anos. Em algumas regiões próximas à Mongólia, os termômetros registraram -40ºC.

Clima extremo Japão (Foto: Shizuo Kambayashi/AP) 
Em janeiro, Tóquio sofreu a nevasca mais forte dos últimos anos (Foto: Shizuo Kambayashi/AP)
Em janeiro, Tóquio sofreu a nevasca mais forte dos últimos sete anos e aeroportos do país tiveram que cancelar voos devido a fortes rajadas de ventos. A região de Yamanachi registrou mais de 40 centímetros de neve. Mais neve caiu em fevereiro, provocando transtornos e deixando mortos e feridos.



Clima extremo Filipinas (Foto: Aaron Favila/AP) 
Nas Filipinas, tufão matou mais de 6 mil pessoas em novembro (Foto: Aaron Favila/AP)
O país foi atingido em novembro pelo tufão Haiyan, considerado o mais forte já registrado na região, que deixou um rastro de destruição, matou mais de 6 mil pessoas e deixou 1.800 desaparecidos.
Os ventos chegaram a 315 km/h e os prejuízos passam de R$ 2,3 bilhões, segundo o governo filipino.


Clima extremo Austrália (Foto: Rob Griffith/AP)Calor extremo provocou incêndios na Austrália (Foto: Rob Griffith/AP)
Uma extensa onda de calor atingiu grande parte do país, que registrou em algumas regiões temperaturas acima de 50°C. Também contribui para o calor a irregularidade nas chuvas. Incêndios acometem parte do território australiano. Segundo cientistas, 2013 foi o ano mais quente desde 1910 no país, quando começou a ser feito o registro de temperaturas do país.

Globo.com (publicado 15/02/2014)

 

Marcadores:

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Imagem de destaque

Temporal deixa milhares sem energia elétrica no Reino Unido

Águas do rio Tâmisa podem alcançar nível mais alto em 60 anos e ao menos 130 mil famílias estão sem luz no País de Gales.

Milhares de casas no Reino Unido estão sem eletricidade nesta quinta-feira (13/02/2014) devido aos forte temporais e ao vento que castigam o país e já causaram inundações que resultaram em problemas de transporte e no cancelamento de eventos esportivos.

A Associação de Redes de Energia, que representa as companhias energéticas do Reino Unido, informou que 130 mil famílias estão sem luz no País de Gales e no centro e no norte da Inglaterra.

Segundo o Serviço Meteorológico, as águas do rio Tâmisa podem alcançar, nos próximos dias, seu nível mais alto em 60 anos.

O proprietário de uma das residências afetadas pelas enchentes no sudoeste da Inglaterra construiu seu próprio dique para conter as águas da inundação. (Foto: Steve Parsons/AP) 
O proprietário de uma das residências afetadas pelas enchentes no sudoeste da Inglaterra construiu seu próprio dique para conter as águas da inundação. (Foto: Steve Parsons/AP)


Marcadores:

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Imagem de destaque

As piores nevascas em 73 anos provocam mortes no Japão

No Japão, as piores nevascas em 91 anos já provocaram pelo menos 13 mortes, deixaram mais de mil feridos e causaram muitos transtornos.

Nevascas são consideradas as mais fortes em meio século. Há pelo menos 11 mortos e 1.200 feridos, segundo a TV pública.

Uma excepcional tempestade de neve em Tóquio e em outras áreas do Japão, a mais forte em cerca de meio século, deixou ao menos onze mortos e mais de 1.200 feridos no país, informou neste domingo (9) a rede de televisão pública NHK.

A tempestade, que no sábado atingiu o sudeste da ilha japonesa de Honshu antes de chegar a Tóquio, se dirigiu ao nordeste e deixou 35 centímetros de neve na cidade costeira de Sendai, onde há 78 anos não se via uma nevasca desta magnitude.

Segundo a televisão pública japonesa, ao menos 11 pessoas morreram e uma está em estado grave por acidentes provocados pela neve, a maioria deles em estradas cobertas de gelo.

Cerca de 1.200 pessoas também ficaram feridas em todo o país, muitas delas por quedas devido ao piso escorregadio ou enquanto retiravam a neve de seus telhados.

Mais de 20 mil lares ficaram sem eletricidade na manhã deste domingo e 400 voos foram cancelados.

No aeroporto de Tóquio-Narita 5.000 passageiros estavam bloqueadas na manhã deste domingo, embora o tempo tenha melhorado ao longo do dia.

Veja o vídeo da reportagem:


Fonte: Globo.com (publicado em 09/02/2014) 

Marcadores:

postado por Unknown @ fevereiro 10, 2014   0 Comentários

Imagem de destaque

Presidentes dos EUA e França em acordo climático ambicioso


Os presidentes da França, François Hollande, e dos Estados Unidos, Barack Obama, defenderam um acordo climático ambicioso em um artigo conjunto publicado nesta segunda-feira (10) nos jornais "Le Monde" e "Washington Post".

"Seguimos estimulando a todos os países que se associem a nossa busca de um acordo mundial ambicioso e global para a redução das emissões de gases com efeito estufa com medidas concretas", escrevem Obama e Hollande.

Os dois presidentes recordam que no próximo ano Paris receberá uma conferência sobre o clima que será vital para o futuro do planeta.

"Arraigada em uma amizade de mais de dois séculos, nossa cooperação cada dia mais estreita constitui um modelo de cooperação internacional", completaram os dois chefes de Estado no texto, que tem como título 'Uma aliança transformada' e é acompanhado de uma foto dos dois presidentes sorridentes um ao lado do outro.

"Paralelamente ao novo impulso de nossa aliança no cenário mundial, queremos aprofundar nossa relação econômica", destacaram os dois presidentes, que pediram uma "associação para o comércio e o investimento" entre União Europeia e Estados Unidos para criar "mais intercâmbios, mais empregos e mais possibilidades de exportação, principalmente nas pequenas empresas de nossos dois países".

Fonte: Globo.com (publicado em 10/02/2014)

Marcadores: , , ,

postado por Unknown @ fevereiro 10, 2014   0 Comentários

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Imagem de destaque

GRUPO DE ROCK EXIGE U$666 DE INDENIZAÇÃO DOS EUA

O grupo de rock canadense Skinny Puppy exigiu do departamento de Defesa americano US$ 666 mil em direitos autorais de sua música, transmitida com o propósito de torturar detidos na base naval de Guantánamo, segundo meios de comunicação canadenses.

"Enviamos a conta a eles, já que utilizaram nossa música sem nossa autorização, como arma contra outras pessoas", declarou Kevin "Ogro" Ogilvie, membro fundador deste grupo de rock, à rede CTV.

Vários grupos, entre eles Rage Against the Machine e Metallica, denunciaram antes dos Skinny Puppy a utilização de sua música, tocada durante horas e em um volume muito alto nas celas dos presos de Guantánamo, na ilha de Cuba.

O Metallica pediu há um ano que o Pentágono não utilizasse suas músicas.

O Skinny Puppy exige uma indenização por ter "baixado e utilizado ilegalmente nossa música para torturar pessoas", explicou há vários dias Kevin Ogilvie em um vídeo do Huffington Post. O Pentágono disse não ter recebido nenhuma conta do grupo.

"Cabe se perguntar como é possível gerar e entregar legalmente uma fatura que se baseia em uma queixa infundada de algum fã anônimo ou gerada ao acaso", declarou à AFP o porta-voz do Pentágono, Todd Breasseale, sugerindo que poderia se tratar de uma estratégia do Skinny Puppy para se autopromover.

O coronel Brasseale ressaltou que o uso da privação do sono e da manipulação sensorial não estão autorizados no Exército e são proibidos por lei.

Fonte: Globo.com (publicado em 08/02/2014)

Marcadores:

postado por Unknown @ fevereiro 08, 2014   0 Comentários

Imagem de destaque

COREIA DO NORTE MANDA CRISTÃO AMERICANO À PRISÃO

Após pedir sua liberação ao departamento dos Estados Unidos, o missionário cristão americano, cujo nome é Kenneth Bae, foi levado de volta para um campo de trabalho após ter ficado hospitalizado por um longo período.

Bae, de 45 anos, foi detido em novembro de 2012 e condenado no dia 30 de abril do ano passado pela Suprema Corte norte-coreana a 15 anos de trabalhos forçados por violar o artigo 60 da Constituição do país, que faz referência a crimes com o objetivo "de derrubar o regime".

Apesar de o delito nunca ter sido especificado pela Coreia do Norte, sabe-se que Bae, que trabalhava como operador de turismo em uma cidade na fronteira com a China e também era um missionário cristão, entrou na zona econômica especial norte-coreana de Rason (nordeste) junto com cinco turistas no início de novembro de 2012.

Diplomatas da embaixada da Suécia na Coreia do Norte, que representa os interesses americanos no país asiático, se reuniram dez vezes com Bae desde a sua prisão, a última nesta sexta-feira no campo de trabalho para o qual foi enviado, informou o Departamento de Estado.

O presidente dos EUA, Barack Obama, pediu sua libertação ontem durante a realização anual do chamado "National Breakfast Prayer" ('Café da Manhã Nacional de Orações').

Em um incomum comparecimento diante da imprensa no último dia 20 de janeiro, Bae manifestou seu desejo de ser libertado o mais rápido possível para retornar a sua família nos EUA, informou na época a agência japonesa "Kyodo".

Fonte: Globo.com (publicado em 08/02/2014)Globo.com (20/01/2014)

Assista abaixo a notícia transmitida na globo:

Coreia do Norte cancela visita de diplomata dos EUA (atualização de 10/02/2014)

Embaixador Robert King iria discutir situação do missionário Kenneth Bae. Americano está detido no fechado país asiático desde 2012

A Coreia do Norte cancelou a visita do representante dos EUA para discutir o futuro do missionário cristão Kenneth Bae, detido no país asiático desde 2012.

De acordo com Washington, Pyongyang não apresentou justificativa para suspender o convive ao embaixador Robert King.

Mas a porta-voz do Departamento de Estado americano, Jen Psaki, ressaltou que a Coreia do Norte havia prometido ano passado que não utilizaria a situação do missionário cristão detido como moeda de troca política.

 Globo.com (publicado em 10/02/2014)

Para quem desja conhecer a realidade dos cristãos da Coreia do Norte, recomendamos assistir o documentário completo abaixo:



Marcadores: , , ,

postado por Unknown @ fevereiro 08, 2014   0 Comentários