O presidente da França, François Hollande, pediu nesta sexta-feira (24) ao Vaticano que receba a oposição síria, dentro das negociações de paz depois de três anos de conflito na Síria.
"Manifestei o desejo de que o Vaticano receba a Coalizão Nacional Síria", declarou Hollande ao final da audiência privada com o Papa Francisco.
O Vaticano foi convidado a participar na conferência de Genebra sobre a Síria, e há dez dias celebrou uma série de reuniões com especialistas católicos, que recomendaram envolver as comunidades de todas as religiões presentes no país no processo de paz, assim como representantes de todos os países da região, incluindo o Irã.
Outro terremoto em Fukushima pode ser “bye bye” Japão e EUA
“A probabilidade de um terremoto de sete ou mais nos próximos três anos é de mais de 95 por cento”, disse David Suziki, especialista em mudança climática global.
Afirma que: “Três dos quatro plantas foram destruídos no terremoto e no tsunami. A quarta foi tão danificado que o medo é que, se houver um outro terremoto de sete ou acima disso, o edifício cai e, em seguida, todo o inferno solta. Fukushima é a situação mais assustadora que eu possa imaginar”.
Ele também acrescentou que um estudo recente descobriu um outro terremoto poderia exigir a evacuação de toda a costa norte-americana - e, como para o Japão - "bye bye", disse Suzuki.
Após o terremoto eo tsunami que causou o desastre nuclear de Fukushima em 2011, Suzuki escreveu o mundo deve reconsiderar suas opções de fornecimento de energia para evitar desastres e escassez de energia no futuro.
David Suzuki
Segundo Wikipédia, David Suzuki é um acadêmico nipo-canadense, apresentador de programa de TV e ativista ambiental. Suzuki foi doutorado em zoologia pela Universidade de Chicago em 1961 e professor no departamento de genética da Universidade da Colúmbia Britânica de 1963 até sua aposentadoria em 2001.
Desde meados dos anos 1970, Suzuki tem sido conhecido por sua série de TV e rádio e livros sobre a natureza e meio ambiente.Ele é mais conhecido como apresentador do popular programa da Rede de Televisão CBC, A Natureza das Coisas, visto em mais de 40 países. Ele também é conhecido por criticar os governos pela sua falta de ação para proteger o meio ambiente. Ativista de longa data na luta para reverter a mudança climática global, Suzuki co-fundou a Fundação David Suzuki, em 1990, para trabalhar "para encontrar maneiras para a sociedade viver em equilíbrio com o mundo natural que nos sustenta." As prioridades da Fundação são: oceanos e pesca sustentável, mudanças climáticas, energia renovável, sustentabilidade e o desafio sobre a natureza da Suzuki. Ele também atuou como diretor da Associação das Liberdades Civis Canadense entre 1982 e 1987. Suzuki foi premiado com o Prêmio Nobel Alternativo em 20091 .
Cratera chamada "porta do inferno" pega fogo há mais de 40 anos
Segundo o Wikipedia, a cratera é conhecida pela sua chama que vem queimando continuamente
desde 1971, alimentada pelos ricos depósitos de gás natural na área. Ela
exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância. Confira o vídeo abaixo:
A Globo.com publicou em 2012 que a mesma possui 70m de diâmetro e fica localizada na bila de Derweze, ao norte da capital. À primeira vista, o local em chamas parece uma cena de filme de ficção científica, como descreve o jornal britânico "Daily Mail". O brilho da cratera pode ser visto por vários quilômetros ao redor da aldeia.
A área tem uma quantidade significativa de petróleo e gás natural. E o
"incêndio" começou quando geólogos da ex-União Soviética perfuravam a
região, em 1971, para obter gás. O chão sob a plataforma cedeu e abriu o
buraco.
Temendo que pudessem ser liberados gases tóxicos, a equipe decidiu pôr
fogo no lugar. Esperava-se que as chamas usassem todo o combustível em
alguns dias, mas o processo tem demorado muito mais. Enquanto isso,
visitantes viajam até lá para conferir o fenômeno de perto.
Em abril de 2010, o presidente do país, Gurbanguly Berdimuhamedow,
visitou a "Porta para o inferno" e ordenou que o local seja fechado.
Carro passa duas vezes por cima de criança, que se levanta ilesa
Câmeras de segurança de um comércio registraram o momento em que um menino de 5 anos e a avó, de 56, foram atropelados por um carro, na terça-feira (21), em Anápolis, a 55 km de Goiânia. Duas rodas do VW Gol passam sobre a criança, que se levanta e, caminhando, vai ajudar a mulher. Veja no vídeo abaixo:
Outro relato semelhante ocorreu em agosto de 2013 com um motociclista cristão.
Ao trafegar por um cruzamento, é acertado em cheio por um caminhão e arrastado sob as rodas até parar no meio da pista. Segundos depois o motociclista se levanta com apenas um ferimento no maxilar e é levado ao hospital. O mais incrível é que a moto ficou intacta e na sua fronte estava escrito "JESUS".
Esta edição ilustra uma interpretação da profecia do capítulo 9 de
Daniel. Considerando a harmonia e sincronismo das escrituras num todo,
outros trechos bíblicos também são utilizados neste estudo. Para alguns,
os acontecimentos demonstram que o mundo está à beira de um colapso;
para outros, as peças estão simplesmente se encaixando.
Obs.: Não tome este vídeo como verdade absoluta. Analise as escrituras e
sinta-se livre para questionar e/ou sugerir outros estudos.
Tomada por poluição, China tem nascer do sol em telas de LED
Os moradores de Beijing puderam ver nesta semana uma visão contrastante
na Praça Tiananmen. A imagem do sol nascendo apareceu em uma grande tela
de LED, enquanto a poluição tornava quase impossível ver o céu na
cidade.
Uma tela no mesmo local exibiu a frase "proteger a atmosfera é
responsabilidade de todos". A poluição é um grande problema nas
metrópoles chinesas. É comum que os moradores andem de máscaras pela rua
e quando a situação fica mais crítica o governo pode emitir alertas de
fumaça para avisar os moradores da situação.
Governo diz que cuidar da atmosfera é dever de todos (Foto: ChinaFotoPress via Getty Images)
Suspenso vereador por atribuir casamento gay às tempestades
David Silvester disse que inundações foram 'repercussão' às uniões. Líder do partido declarou que iria erradicar posições 'extremistas'.
Partido pela Independência do Reino Unido (UKIP), de ideologia anti União Europeia e antimigração, suspendeu neste domingo (19) o vereador David Silvester, que tinha atribuído as recentes tempestades e inundações na Inglaterra à aprovação do casamento gay.
Em carta a um jornal local, o vereador David Silvester disse que o Reino Unido se viu "assediado pelas tempestades" desde a aprovação pelo parlamento em junho de 2013 da lei que permitirá a partir deste ano o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país.
Silvester, vereador do UKIP em Henley-on-Thames, no condado de Oxfordshire disse ter alertado o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, que haveria 'repercussões' se ele aprovasse o casamento homossexual e que as recentes inundações em algumas regiões inglesas provaram isso.
Para Silvester a legislação resultaria em um "desastre" porque a homossexualidade é uma 'doença espiritual' que pode ser tratada.
O líder do partido, Nigel Farage, se comprometeu a erradicar posições "extremistas" do partido antes das eleições municipais e europeias, em maio.
UKIP, grande ameaça à direita ao Partido Conservador de David Cameron, suspendeu o vereador de militância depois de ele reafirmar hoje seus comentários em declarações a vários veículos britânicos apesar de ter sido alertado para que não o fizesse.
Pouco antes, o partido tinha dito que essas eram opiniões pessoais de David Silvester e não do UKIP.
Para Israel, Espanha, Reino Unido, França e Itália agem pró-Palestina
O ministro das Relações Exteriores, Avigdor Lieberman, convocou nesta sexta-feira (17) os embaixadores espanhol, britânico, francês e italiana para protestar porque considera que agem com "parcialidade" a favor dos palestinos, anunciou seu porta-voz.
Os dirigentes das embaixadas da Espanha, Reino Unido, França e Itália foram convocados ao ministério em Jerusalém.
Lieberman decidiu convocar os diplomatas para "dizer a eles que seu apoio perpétua contra Israel e a favor dos palestinos é inaceitável e dá a impressão de que estão apenas buscando uma forma de culpar Israel", indicou o porta-voz do ministro.
Na véspera, os embaixadores israelenses desses mesmos países foram convocados por causa da continuação da política de colonização nos territórios ocupados ocupados.
Vaticano presta contas na ONU sobre abuso contra crianças no clero
Comitê de Direitos da Criança critica modo como Igreja lida com pedofilia. Santa Sé nega acusação de que dificulta trabalho da Justiça contra padres.
O comitê pediu "diligência" (rapidez) à Igreja no tratamento dos casos de pedofilia e criticou a maneira como a Santa Sé lida com os casos.
"O exemplo que a Santa Sé deve dar ao mundo precisa virar um precedente. Tem que marcar um novo enfoque", disse Sara Oviedo, investigadora que integra o comitê da ONU.
Ela denunciou que, na gestão dos escândalos de pedofilia, "deu-se preferência aos interesses do clero".
"A Santa Sé não estabeleceu nenhum mecanismo para investigar os acusados de cometer abusos sexuais, nem tampouco para processá-los", afirmou.
Sara também criticou as medidas tomadas pelo Vaticano em relação aos autores de abusos sexuais.
"Os castigos aplicados nunca parecem refletir a gravidade" (dos atos), destacou.
Estudo revela ciclones cada vez mais fortes no leste da Ásia
O aquecimento das águas do Oceano Pacífico tem sido acompanhado, nas últimas três décadas, por ciclones cada vez mais fortes que atingem China, Coreia do Sul e Japão, revela um estudo publicado nesta quinta-feira (16).
Uma equipe de pesquisadores dirigida por Chang-Hoi Ho, professor da Universidade Nacional de Seul, analisou cinco séries de dados de ciclones tropicais observados no noroeste do Pacífico entre 1977 e 2010, no estudo publicado pela revista especializada Environmental Research Letters.
Furacão, tufão e ciclone são nomes regionais para o mesmo tipo de tempestade (Foto: Roger Hill/Barcroft USA)
As costas de China, Coreia do Sul e Japão sofreram durante este período de 33 anos ciclones cada vez mais potentes, o que os cientistas atribuem a alterações na temperatura da superfície das águas oceânicas e à circulação de correntes de ar sobre as águas costeiras.
Segundo os pesquisadores, o sistema de circulação atmosférica de Walker, sobre o Pacífico, se reforçou com o aumento da diferença de temperaturas entre o oeste do oceano, mais quente, e as partes central e oriental, mais frias.
O estudo aponta que os ciclones têm maior tendência a avançar sobre as costas do Mar da China meridional e que ao atingir a costa nordeste da Ásia, acumulam maior energia do que o habitual.
No sudeste da Ásia, em países como Taiwan e Vietnã, o estudo não revelou mudanças significativas na intensidade dos ciclones.
Na região, os ciclones se formam muito perto da terra e acumulam energia suficiente para ter um impacto extremo.
Os pesquisadores se mostraram muito prudentes na hora de prever a evolução dos ciclones no futuro na região, destacando que são necessárias investigações complementares para identificar melhor a parte do Pacífico oeste ligada às variações naturais (como 'El Niño' e 'La Niña') relacionadas ao aquecimento global.
Obama deseja se encontrar com papa Francisco, diz porta-voz
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, planeja se reunir em breve com o papa Francisco, anunciou nesta terça-feira o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, que garantiu que não há data prevista para o encontro.
Em sua coletiva diária, o representante do governo garantiu que a reunião com o pontífice é um "desejo" do chefe de estado americano. Desde a nomeação de Jorge Mario Bergoglio, ainda não houve nenhum encontro entre o líder religioso e Obama.
Hoje, o secretário de estado americano, John Kerry, se reuniu em Roma com o secretário de estado do Vaticano, Pietro Parolin. Entre os assuntos abordados estavam o conflito sírio, as negociações de paz entre israelenses e palestinos, e a situação dos direitos humanos em Cuba.
Kerry também transmitiu a Parolin a coincidência de opiniões entre o papa Francisco e Obama, sobre a necessidade de levar ao centro da agenda mundial a pobreza no planeta.
Logo após a escolha do novo líder da Igreja Católica, o presidente americano classificou Francisco como "paladino dos pobres e dos mais vulneráveis".
John Kerry no Vaticano para falar da Síria e do “ObamaCare”
O processo de paz na Terra Santa esteve também na agenda do secretário de Estado norte-americano, que se encontrou em Roma com o seu homólogo do Vaticano.
O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, encontrou-se esta terça-feira em Roma com o monsenhor Pietro Parolin, o secretário de Estado do Vaticano, durante cerca de uma hora e quarenta minutos.
A guerra civil na Síria foi o principal assunto em discussão, dias antes da conferência “Genebra 2”, que vai procurar uma solução para a crise naquele país.
A Santa Sé tem feito repetidos apelos à paz, procurando contudo manter-se neutra. Já os Estados Unidos têm apoiado a oposição ao longo deste conflito que dura há quase três anos, mas o Governo americano está cada vez mais preocupado com a influência dos fundamentalistas islâmicos entre os rebeldes que procuram a destituição de Bashar al-Assad.
PROJETO OBAMACARE
Em cima da mesa esteve também o conflito que opõe a administração de Barack Obama aos bispos americanos por causa da cláusula contida na lei que reforma o sistema de saúde que obriga as entidades patronais a fornecer aos seus funcionários seguros de saúde que cubram serviços abortivos e contraceptivos.
Os bispos já disseram publicamente que não vão respeitar esta norma, que viola a consciência dos católicos, mas o preço a pagar pode ser alto, tendo em conta que a lei prevê multas de 100 dólares por dia, por funcionário. A aplicação das coimas, que deveriam começar a contar a partir do dia 1 de Janeiro, pode levar à falência de universidades, hospitais, centros sociais e escolas católicas.
A Igreja, que sempre apoiou a reforma do sistema de saúde, pede apenas para as suas instituições serem isentas desta norma, mas até agora Obama tem sido inflexível.
Segundo o director da sala de imprensa da Santa Sé, o padre Federico Lombardi, as conversações sobre este assunto decorreram num ambiente “positivo”, tendo-se ficado com a impressão de que o encontro tinha sido “frutuoso”.
Por fim, os dois secretários de Estado conversaram sobre as negociações para um acordo de paz na Terra Santa, um assunto em que tanto os Estados Unidos como o Vaticano estão fortemente empenhados.
Onda de calor extrema na Australia gera alerta e temor de incêndios
Uma forte onda de calor vem atingindo o sudeste da Austrália, onde as temperaturas tem atingindo mais de 40ºC em algumas áreas. Segundo autoridades, relâmpagos foram responsáveis por mais de 250 incêndios na terça-feira à noite no estado de Vitória.
Em Melbourne, onde acontece o Aberto da Austrália de tênis, um jogador e um catador de bola desmairam com o calor. A temperatura na cidade permaneceu acima de 30ºC por boa parte da noite de terça-feira.
DESMAIOS E FALTA DE LUZ
Na cidade de Adelaide, a temperatura atingiu 45.1ºC. Mais de 14 mil propriedades acabaram ficando sem luz, por causa de um apagão motivado pelo calor.
Na Tasmânia, houve relatos de uma estrada que derreteu com o calor.
No Aberto da Austrália de tênis, em Melbourne, o tenista canadense Frank Dancevic desmaiou durante uma partida. Ele disse aos jornalistas que o calor o deixou 'tonto' e com alucinações.
A chinesa Peng Shuai disse que a alta temperatura fez com que ela vomitasse durante a partida. Um menino que apanhava bolas também desmaiou durante outro jogo.
Tim Wood, diretor médico do torneio, admitiu que 'alguns jogadores apresentaram problemas relacionados ao calor'. 'Mas não houve nenhum jogador que precisou de intervenção médica significativa depois de ter completado um jogo', disse.
Os incêndios no oeste da Austrália destruíram mais de 50 casas no início desta semana, segundo o correspondente da BBC em Sydney, Jon Donnison.
Donnison disse ainda que novas questões sobre o impacto das mudanças climáticas foram levantadas depois que o ano de 2013 foi o mais quente já registrado na Austrália.
Agência dos EUA colocou programa espião em 100 mil computadores
Até mesmo equipamentos desconectados podem ser vigiados, diz jornal. Exército da China, da Rússia e polícia do México estão entre os alvos.
A Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) dos Estados
Unidos implantou programas de vigilância em quase 100 mil computadores
de todo o mundo, informou o jornal "New York Times" a partir de
documentos revelados pelo ex-técnico da agência Edward Snowden,
atualmente exilado na Rússia.
A NSA colocou esses programas tanto em equipamentos conectados à
internet quanto em aparelhos sem conexão, graças a uma antiga tecnologia
adaptada aos tempos modernos: a radiofrequência, cujas ferramentas,
normalmente um cartão USB, são instaladas fisicamente por uma pessoa na
máquina monitorada.
Hollande pedirá ajuda do Papa na crise síria e no Oriente Médio
O papa Francisco pode ser "útil" na solução da crise síria e no conflito entre israelenses e palestinos, afirmou o presidente francês, François Hollande, nesta terça-feira (14).
Hollande irá ao Vaticano em 24 de janeiro.
"O papa Francisco pode ser útil em vários temas a respeito dos quais conversarei com ele", afirmou Hollande, em entrevista coletiva no Palácio Eliseu.
"O Papa, grande autoridade moral, pode ser uma contribuição preciosa, em particular no tema sírio, para convencer" a se buscar solução política, acrescentou.
"Na perspectiva da conferência" Genebra II, "precisamos de pressões suficientes para que haja uma transição", disse Hollande, que conta com "a mensagem de paz" do Papa.
Segundo o presidente francês, o sumo pontífice "também pode ser útil no âmbito da negociação entre israelenses e palestinos". Hollande espera abordar com o papa Francisco "a questão dos cristãos do Oriente, hoje ameaçados, e muitos obrigados a fugir".
Francisco vai visitar Amã, Belém e Jerusalém entre 24 e 26 de maio.
Ministro de Israel considera plano de paz "uma obsessão messiânica"
Os Estados Unidos rebateram nesta terça-feira (14) as declarações atribuídas ao ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon, que teria sugerido que a busca do secretário de Estado norte-americano, John Kerry, pela paz no Oriente Médio seria messiânica e obsessiva.
"Os comentários do ministro da Defesa, se precisos, são ofensivos e inapropriados, especialmente diante de tudo que os Estados Unidos estão fazendo para apoiar as necessidades de Israel", disse Jen Psaki, porta-voz do Departamento de Estado em um breve comunicando.
A porta-voz fez o comentário depois que o jornal mais vendido em Israel publicou que Yaalon teria dito que John Kerry agia motivado por "uma obsessão incompreensível e um sentimento messiânico" e não poderia ensiná-lo nada sobre o conflito entres israelenses e palestinos.
Psaki divulgou a resposta em Roma, onde Kerry fez uma breve parada antes de ir para o Kuwait.
"O secretário Kerry e a sua equipe têm trabalhado dia e noite para tentar promover uma paz segura para Israel, dada a preocupação do secretário com Israel", acrescentou a porta-voz.
"Questionar os motivos dele e distorcer as suas propostas não é algo que esperaríamos do ministro da Defesa de um aliado próximo", afirmou ele.
John Hagee tem apresentado ao mundo a profecia das quatro luas de sangue que ocorrerão em 2014 e 2015. Contudo, mediante análise comparativa com as escrituras, constatamos que a teoria não passa de uma grande mentira. Afinal, as luas são ou não são sinais proféticos? Assista ao vídeo e tire suas conclusões.
Vulcão ativo na Indonésia obriga a retirada de 20 mil pessoas
Uma flor desabrochada é vista em meio à grossa camada de cinzas acumulada no solo perto do vulcão Sinabung, na vila de Sibintun, Indonésia.
O vulcão do Monte Sinabung, na vila de Sibintun, Indonésia, está expelindo lava nesta quinta-feira (9), deixando em alerta a população local.
Cerca de 20 mil moradores foram retirados da área. As imagens acima e abaixo foram registradas no distrito de Karo Jraya, na província de Sumatra do Norte.
Autoridades do país emitiram alerta máximo para a atividade do vulcão.
Onda de calor provoca morte de milhares de morcegos na Austrália
A onda de calor que atinge a Austrália provocou a morte de milhares de morcegos nos últimos dias. De acordo com a ONG Bat Conservation and Rescue (conservação e resgate de morcegos), mais de 50 mil animais caíram mortos de suas árvores após sucumbirem ao calor na região de Queensland, no nordeste australiano.
Os ativistas resgataram alguns filhotes que perderam suas mães para alimentá-los e ajudar no combate ao forte calor. Segundo reportagem da Associated Press, os morcegos chegam a urinar em si mesmos na tentativa de resfriar o corpo. Eles caem às centenas em volta das árvores e a decomposição dos animais provoca mau cheiro no local.
"É possível encontrar mais de 250 morcegos mortos ao redor das árvores", afirma Louise Saunders, presidente da ONG.
Além dos morcegos, outros animais como papagaios, cangurus e emus (ave nativa, parecida com o avestruz) estão sofrendo com o forte calor na Austrália. Algumas regiões do país atingiram a temperatura de 50°C.
Projeto de lei que legaliza eutanásia de crianças divide Bélgica
Se for aprovada pela Câmara Baixa do Parlamento, país será o primeiro do mundo a permitir morte assistida a todas as idades.
A Bélgica legalizou o direito à eutanásia para adultos em 2002. Agora, o Senado votou a favor da extensão da lei para menores que estejam em estado terminal e sofrendo de dores físicas insuportáveis. Para ser lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara Baixa.
Para muitas pessoas, o cenário que combina uma criança com uma doença incurável, um pedido para morrer, e uma injeção letal, é um quadro inimaginável.
Mas a deterioração e o sofrimento de uma criança com uma grave doença e em estado terminal é uma realidade, que levou pediatras belgas a pedir que crianças pudessem, também, ser autorizadas a pedir para acabar com suas vidas, caso não possam ter seus sintomas físicos aliviados.
'É raro, mas acontece. Há crianças que tentamos tratar, mas não há nada que possamos fazer para se sentirem melhor. Essas crianças devem ter o direito de decidir sobre o fim de suas vidas', diz Gerlant van Berlaer, pediatra na Universidade Ziekenhuis.
Ele e outros 16 pediatras belgas assinaram uma carta aberta, em novembro, pedindo que o Senado votasse a favor do projeto de lei que autoriza a eutanásia infantil.
'Nós não estamos brincando de ser Deus, estas são vidas que vão acabar de qualquer maneira', argumenta Van Berlaer. 'O seu fim natural pode ser miserável ou muito doloroso e terrível, e elas podem ter visto vários amigos em instituições, ou hospitais, morrerem da mesma doença. E se elas dizem, 'eu não quero morrer dessa maneira, quero fazer do meu jeito', como médicos, se é a única coisa que podemos fazer por elas, acho que devemos ter o poder de fazê-lo.'
Rainha dos Céus, dentre outros nomes, é um título carinhosamente usado no catolicismo para se referir a Maria Madalena, mãe de Jesus. Contudo, o que muitos não sabem, é que este título "Rainha dos Céus" foi escrito há mais de 600 anos antes do nascimento de Jesus, e hoje se encontra registrado no livro ao qual tradicionalmente conhecemos como Bíblia.
O vídeo apresentado tem o objetivo de relacionar a nossa cultura atual com os antepassados, bem como demonstrar que, ao contrário do que muitos pensam, a Bíblia não é somente o livro mais antigo do mundo, mas tabém o mais atual.
Para quem quiser ler, segue abaixo os capítulos utilizados no vídeo:
Deuteronôio 4, Jeremias 7, Jeremias 44, 1 Corintios 4, 2 Timoteo 4, Lucas 8, Lucas 11.
Número de cristãos assassinados pela fé dobrou em 2013, diz relatório
Os relatos sobre cristãos mortos ao redor do mundo por causa de sua fé
duplicaram em 2013, comparado com o ano anterior, com os casos somente
na Síria superando o total registrado em 2012, de acordo com uma pesquisa anual.
O "Portas Abertas", um grupo sem denominação que presta apoio a cristãos
perseguidos ao redor do mundo, disse nesta quarta-feita (8) ter
documentado 2.123 homicídios de "mártires", comparado com 1.201 em 2012.
Houve 1.213 mortes desse tipo somente na Síria no ano passado, afirmou a
entidade.
"Essa é uma contagem bastante mínima baseada no que foi relatado na
mídia e que podemos confirmar", disse Frans Veerman, diretor de
pesquisas para a Portas Abertas. Estimativas de outros grupos cristãos
colocam a contagem anual em 8 mil.
O Portas Abertas colocou a Coreia do Norte no topo de sua lista de 50
países mais perigosos para cristãos, posição que o nação asiática ocupa
desde que a pesquisa anual começou a ser realizada há 12 anos. Somália,
Síria, Iraque e Afeganistão vêm a seguir.
O grupo sediado nos Estados Unidos relatou um aumento da violência
contra cristãos na África e afirmou que muçulmanos radicais foram a
principal fonte de perseguição em 36 dos países que estão na lista.
"O extremismo islâmico é o pior perseguidor da Igreja mundial", disse a entidade.
Cerca de 10 por cento dos sírios são cristãos. Muitos se tornaram alvos
de rebeldes islâmicos que os consideram apoiadores do presidente Bashar
al-Assad.
O relatório não traz dados sobre assassinatos na Coreia do Norte, mas
diz que lá os cristãos enfrentam "a mais alta pressão imaginável" e que
cerca de 50 mil a 70 mil vivem em campos para presos políticos.
Frio recorde faz EUA acionarem navio quebra-gelo em lago
As temperaturas mínimas recordes estão mudando a paisagem e a rotina no Meio Oeste americano.
No lago Michigan, próximo a Chicago, foram registradas temperaturas de quase -30 graus. Um navio quebra-gelo precisou ser acionado para ajudar a abrir caminho para outras embarcações.
Uma cortina de neblina cobria o lago, dando um toque cinematográfico à paisagem local.
As autoridades estão alertando as pessoas para os perigos do rigoroso inverno americano. Muitos hospitais estão atendendo pessoas com lesões provocadas pelo frio.
O maior dos médicos é que quedas muito grandes de temperatura do corpo podem provocar paradas cardíacas e respiratórias, com risco de morte.
Nas próximas 24 horas, a massa de frio está se deslocando do Meio Oeste para a Costa Leste, onde cidades como Washington e Nova York se preparam para as menores temperaturas das últimas duas décadas.
Asteroide de 3 metros atinge a atmosfera sobre oceano Atlântico
Um asteroide de pequenas
dimensões se chocou contra a atmosfera da Terra poucas horas depois de
ser descoberto. Essa é a segunda vez na história que um objeto
potencialmente perigoso tem a rota e a estimativa do local do choque
confirmados logo após a detecção.
A informação foi
rapidamente disseminada e no final da noite de quarta-feira já estava
disponível na página de asteroides e na capa do Apolo11, que alertava
para o risco de colisão de um objeto que passaria extremamente perto da
superfície. Os cálculos mostravam que o objeto tinha massa estimada em
13 toneladas, capaz de liberar energia equivalente a 3 quilotons de TNT.
A entrada do asteroide na
atmosfera terrestre foi confirmada no dia seguinte por diversas fontes,
que apontaram o meso-atlântico como local de ruptura. Estações de
detecção de infrassons que servem ao Tratado de Não Proliferação de
Armas Nucleares situadas na Bolívia, Brasil e Bermuda registraram fracos
sinais típicos da passagem de objetos em alta velocidade, compatíveis
com deslocamentos de ar provocados por impactos de pequenos asteroides,
comumente chamados de bolas de fogo ou bólidos.
Papa Francisco anuncia que vai visitar a Terra Santa em maio
O Papa Francisco anunciou neste domingo (5) que vai visitar a Terra Santa em maio. Ele deve passar por locais por Jordânia, Israel e por terristórios palestinos. Será sua primeira visita à área desde que assumiu o pontificado, em março de 2013.
A viagem, marcada para 24, 25 e 26 de maio, tem no roteiro Amã, Belém e Jerusalém e marca o 50º aniversário de uma excursão histórica feita em 1964 pelo Papa Paulo VI. Foi a primeira de um papa na era moderna. João Paulo II passou por lá em 2000, e Bento XVI, antecessor de Francisco, em 2009.
O anúncio foi feito pelo Papa Francisco durante a tradicional oração do Ângelus dominical, na praça de São Pedro, no Vaticano. "No clima de alegria deste período de Natal, eu gostaria de anunciar que, de 24 a 26 de maio do próximo, farei uma peregrinação à Terra Santa"
Ele falou ainda que pretende fazer uma celebração na Igreja do Santo Sepulcro, onde segundo a tradição cristã está o túmulo de Jesus Cristo em Jerusalém. "Nós iremos celebrar um encontro ecumênico com todos os representantes das Igrejas cristãs de Jerusalém e com o Patriarca Bartolomeu de Constantinopla."
Durante uma reunião com o pontífice em abril, o presidente israelense, Shimon Peres, convidou o Papa Francisco para visitar o país. "Eu estou esperando você em Jerusalém, e não apenas eu, mas todo o país de Israel", disse Peres ao papa na presença de jornalistas, após 30 minutos de conversas particulares no Palácio Apostólico do Vaticano.
No mês anterior, Francisco havia feito um apelo pela paz entre israelenses e palestinos em seu discurso de Páscoa.
Em outubro, foi a vez do presidente palestino, Mahmud Abbas, convidar o Papa Francisco a visitar a Terra Santa. O pontífice, então, presenteou o presidente da Autoridade Palestina com uma caneta. "Uma caneta, porque com certeza terá que assinar muitas coisas", afirmou na ocasião. "Com esta caneta, espero assinar o acordo de paz com Israel", respondeu Abbas.
Coreia do Norte ameaça com "desastre nuclear" em 2014
O dirigente norte-coreano Kim Jong-un ameaçou nesta quarta-feira com um "desastre nuclear" na península coreana em caso de guerra e fez uma advertência ao governo dos Estados Unidos.
"Se explodir de novo uma guerra nesta terra, trará consigo um desastre nuclear em massa, e os Estados Unidos nunca estarão seguros", declarou em uma mensagem exibida na televisão nacional por ocasião do Ano-Novo. "Estamos diante de uma situação perigosa, na qual um pequeno incidente militar acidental pode levar a uma guerra total", advertiu.
De acordo com analistas e autoridades militares sul-coreanas, o regime norte-coreano poderia executar provocações militares no início do ano para reforçar o poder de Kim Jong-un.
Começa consumo recreativo de maconha em dois estados dos EUA
Os usuários de maconha nos Estados Unidos finalmente poderão, a partir
deste 1º de janeiro, consumir o produto legalmente com fins recreativos
em dois estados do oeste do país, Washington e Colorado.
Uma lei aprovada em novembro prevê nos dois estados a abertura dos primeiros "coffee shops", onde os consumidores poderão comprar até 28 gramas de maconha a cada vez de forma legal, desde que tenham pelo menos 21 anos.
A lei é uma novidade no continente americano, onde até pouco tempo imperava uma combinação de proibição e repressão aos consumidores, além de um combate armado aos produtores e traficantes, sobretudo nas Américas Central e do Sul.
Mas as coisas estão mudando. Em maio, a Organização dos Estados Americanos (OEA) divulgou um documento no qual incentiva a análise de uma eventual legalização da maconha como forma de luta contra o narcotráfico.
O consumo de maconha com fins terapêuticos já é legal e está regulamentado em 19 estados do país. E na maioria destes, o consumo com fins recreativos não é considerado um delito.